segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Nova malha aérea altera vôos em Congonhas a partir de hoje

Folha Onlineda Folha de S.Paulo
As empresas aéreas começaram a operar nesta segunda-feira a nova malha aérea brasileira, que restringe operações no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Com isso, vôos tiveram rotas e horários alterados.
Entre as medidas previstas no pacote estão a que proíbe Congonhas ter vôos com raio superior a 1.000 km; proíbe conexões ou escalas e reduz para 33 o número de movimentos por hora para a aviação regular ----no começo do ano, antes da reforma da pista principal, eram 48.
A Gol anunciou na manhã do último sábado o cancelamento de 47 vôos permanentes e alterações de horário e aeroporto para cerca de outros 30. Com a decisão, quatro vôos de São Paulo para o Rio de Janeiro e sete do Rio para São Paulo, quase todos diários, deixam de existir, segundo as informações da empresa.
A lista de vôos alterados da Gol traz mudanças, em geral, apenas no horário. Mas há também casos de mudanças de aeroporto. Passageiros com dúvidas devem telefonar para 0300-115-2121.
A TAM havia divulgado no dia 20 nota em que transferia para Guarulhos os vôos para Norte, Nordeste e Cuiabá (MT), para atender à distância máxima de 1.000 km para vôos diretos.
Apesar das mudanças, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) informou que o movimento é considerado normal nos terminais de São Paulo e do Rio na manhã desta segunda.
De acordo com balanço da estatal, em todo o país, 10% dos 452 vôos programados para ocorrer da 0h às 8h sofreram atrasos superiores a uma hora. Do total, 9,3% (43) foram cancelados.
Em Congonhas, os atrasos atingiram 4 dos 42 vôos previstos (9,5%) e dois vôos foram cancelados.

Nenhum comentário: